Diferenças entre água alcalina e bebidas isotônicas

Em algum momento, seja na infância ou já na vida adulta, alguém recomendou que você bebesse isotônicos para se recuperar de alguma virose com vômitos e diarreia, ou mesmo após horas de prática intensa de esportes. De fato, os isotônicos auxiliam na reidratação após situações de intensa desidratação. O que ninguém te conta, é que a água alcalina e ionizada também faz a mesma função, porém de maneira muito mais saudável, sem corantes e aditivos químicos. Neste artigo você vai conhecer as diferenças entre a água alcalina e as bebidas isotônicas.

Como funcionam as bebidas isotônicas?

As bebidas isotônicas foram formuladas para repor rapidamente os líquidos e sais minerais perdidos pelo corpo durante ou após atividades físicas e esportivas intensas ou doenças que causam uma desidratação intensa. Eles possuem os minerais sódio e potássio, além de carboidratos e açúcar para dar mais energia. Essa composição facilita a entrada de água nas células e ajuda a repor os sais perdidos no suor. 

O que muitas pessoas não sabem, porém, é que as bebidas isotônicas não devem ser utilizadas com frequência e nem indiscriminadamente. O excesso delas, pode trazer sérios problemas de saúde. Nesse sentido, por ser uma bebida de alto percentual calórico, seu uso indiscriminado aumenta a quantidade de açúcar e calorias, o que pode ocasionar ganho de peso e contribuir para a obesidade. Deste modo, o isotônico pode ser tão prejudicial quanto um refrigerante.

Outro problema das bebidas isotônicas é que o excesso de corantes, açúcar e sódio pode causar cáries, alergias, pressão alta, diabetes e favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. Por este motivo, pessoas com hipertensão, diabetes, doenças renais e sedentárias devem passar bem longe do produto!

Como funciona a água alcalina?

A água alcalina, do mesmo modo que os isotônicos, também possui minerais essenciais em sua composição. Além disso, ela possui um pH superior a 7,5, isto é, levemente alcalino. O pH dos fluidos do corpo humano, como saliva e sangue, estão na faixa de pH entre 7 e 7,5. Por isso a água alcalina está mais próxima do nosso pH natural do que a água comum, e isso favorece tanto a absorção da água como os processos naturais do nosso organismo. Assim, a água alcalina também possui uma alta capacidade de hidratação do corpo, tal qual os isotônicos. 

A maior das diferenças entre a água alcalina e bebidas isotônicas é o fato de que a água hidrata e repõe os sais minerais de maneira natural. A água alcalina também possui os minerais necessários para manter o corpo saudável e hidratado, mas não possui nem açúcar e nem corantes. Por esta razão, pode ser consumida diariamente e em grande quantidade, sem contraindicação, e não apenas após a prática de atividades físicas

Em vez de aumentar a ingestão calórica e contribuir para o ganho de peso, a água alcalina auxilia no emagrecimento, pois elimina os radicais livres que retardam o metabolismo, além de contribuir para uma boa saúde gastrointestinal. 

Outro benefício da água alcalina é que ela não tem apenas a função de reposição dos líquidos e dos sais minerais após as atividades. Assim, ela pode ser consumida antes dos exercícios, logo ao acordar pela manhã, no desjejum, como forma de equilibrar o pH do organismo e dar mais disposição; durante e após os exercícios para a manutenção dos líquidos perdidos na transpiração. 

E o mais importante de tudo: a água alcalina pode ser consumida por pessoas com hipertensão, diabetes, doenças renais e outras comorbidades. Inclusive, ela atua como coadjuvante no tratamento de algumas doenças, como a gastrite. Então se você tem o costume de ingerir os isotônicos coloridos, faça a troca! Adquira uma Jarra Purificadora ou um Hydrogorre e experimente todos os benefícios, a começar pela economia que os dispositivos irão gerar ao seu bolso. Acesse nossa loja e conheça as linhas de produtos.