Estamos entrando no outono e nos períodos mais frios do ano. No Brasil, tanto o outono como o inverno são caracterizados por longos períodos de seca. Assim, a baixa umidade do ar favorece a desidratação do corpo, o que pode causar inúmeros malefícios à saúde. Então para se preparar para os próximos meses, aprenda a identificar os sinais de desidratação no corpo e beba muita água para evitar problemas.
Sinais de desidratação
O primeiro e mais comum sinal de que nosso corpo precisa de água é a sede. Nesse sentido, um alerta muito importante é que você não precisa esperar sentir sede para beber mais água. Em outras palavras, a ingestão de água deve ser constante ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.
Outro sintoma bastante comum e que serve de alerta é a baixa diurese e a urina muito escura e concentrada. Esse tipo de sinal deixa evidente que seus rins estão precisando muito de água. Por isso, fique sempre de olho na cor da urina, que deve ser clara e sem odor forte.
Sintomas mais severos
Outros sintomas que aparecem com a desidratação e que podem prejudicar muito seu desempenho no dia a dia são:
– Tontura
– Fraqueza
– Enxaqueca
– Cansaço excessivo
– Queda de pressão
– Diminuição de fluidos corporais, como saliva e lágrimas
– Aumento na frequência cardíaca
Todos esses sintomas indicam que sua saúde está comprometida pela falta de hidratação. Inclusive alguns deles podem até demandar cuidados extras, além da ingestão de água, como reposição de minerais.
Problemas que aceleram a desidratação do corpo
Também vale o alerta para problemas de saúde que podem acelerar os sinais de desidratação no corpo e tornar a situação ainda mais grave. Alguns deles são: Sudorese intensa, vômitos e diarreia. Esses problemas, que normalmente têm alguma doença associada, aceleram o processo de desidratação. Por isso, ao menor sinal desses problemas, o recomendável é aumentar a ingestão de água para evitar a desidratação.
O que fazer em caso de desidratação do corpo?
A resposta mais óbvia para essa pergunta é beber água. Porém, a dica de ouro aqui é ingerir a água alcalina ionizada. Isso porque quando o organismo está sensibilizado por conta da desidratação ou de qualquer outro sintoma que cause a desidratação, a qualidade da água que ingerimos faz toda a diferença. O pH do nosso organismo é levemente alcalino. Por isso, ao ingerir a água alcalina você mantém o equilíbrio do corpo e facilita a hidratação das células. Conheça também outros benefícios de ingerir água alcalina ionizada.
Vale ressaltar que a desidratação é um problema sério, que pode causar danos aos órgãos. Por isso, caso os sinais de desidratação persistam, procure um médico o quanto antes. E lembre-se, manter-se hidratado é muito fácil. Basta ter uma garrafa de água sempre por perto. Adquira sua jarra purificadora Gorre e tenha água da melhor qualidade sempre à mão.